Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável do IST

by

A investigação tem um papel importante para que as novas tecnologias possam ser implementadas com custos mais reduzidos. No campo da eficiência energética, o Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável (GIEDS) do Instituto Superior Técnico (IST), liderado pelo investigador Luís Alves, tem colaborado em projectos na área das alterações climáticas, com protocolos ao mais alto nível.

Esta equipa de especialistas em transmissão de calor, combustão, energia e ambiente, tem uma vasta experiência na modelação de câmaras de combustão, mantendo uma forte ligação com o tecido industrial. Os investigadores do IST destacam como principal trabalho em desenvolvimento a redução da emissão de poluentes através de técnicas inovadoras, como a “combustão sem chama”.

Nos últimos anos, o grupo tem intensificado o seu trabalho nas questões relacionadas com a energia e o ambiente, e tem vindo a assumir um papel activo no desenvolvimento e disseminação de ferramentas e práticas de gestão energética, planeamento urbano, uso racional de energia e integração de tecnologias novas e renováveis. Um dos exemplos dados por Luís Alves, especialista em energias renováveis e cooperação internacional, é o sistema de pilhas de hidrogénio que está a ser experimentado na ilha de Porto Santo.

Uma prova de que esta equipa de investigadores quer apostar na energia e ambiente é a preparação de várias formações nestas áreas, como mestrados e workshops. A equipa do IST tem, por isso, quase todos os elementos para o reconhecimento e sucesso, não fosse um “senão” apontado por Luís Alves. “Precisamos de nos mostrar mais na sociedade portuguesa”, disse o investigador, afirmando que a TV Energia pode ser uma “janela” que mostre o trabalho deste grupo.

Veja a Reportagem completa aqui ou em http://www.tvenergia.tv

[blip.tv ?posts_id=1228571&dest=-1]

Anúncios

Etiquetas: , , , , , ,

2 Respostas to “Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável do IST”

  1. leahwandering Says:

    Este trabalho é muito interessante. Eu sou um voluntario em Cabo Verde, e estou buscando recursos em portugues que podemos usar aqui para educacao e sensibilizacao da comunidade e alunos. Nao temos filmes, programas, etc em portuguese mas eu quero mostar algumas coisas para dia 5 de junho. Voce tem algum aconselho? Algum programa ou film que pode ser interessante? O maneira que posso conseguir estas coisas desde Cabo Verde?
    Obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: