Vítor Santos, Carlos Matos Ferreira e Maria da Graça Carvalho na apresentação oficial da TV Energia

by

A TV Energia, a primeira televisão portuguesa online dedicada à promoção da mudança de comportamentos no consumo doméstico de energia, foi ontem apresentada oficialmente em Lisboa. O projecto recolheu grandes elogios por parte do presidente da ERSE, Vítor Santos, e da Conselheira Principal de Durão Barroso, Maria da Graça Carvalho.

“Promover a mudança de comportamentos e a utilização racional de energia”. Foi sob esta premissa que nasceu o canal web TV Energia, coordenado por Luís Alves e Vasco Ferreira, do IDMEC – pólo do Instituto Superior Técnico (IST).

O lançamento oficial da TVE, ontem, em Lisboa, contou com a presença de personalidades como o presidente do IST, Carlos Matos Ferreira, o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Vítor Santos, e ainda a conselheira principal do presidente da Comissão Europeia, Maria da Graça Carvalho. E foi precisamente Maria da Graça Carvalho a primeira a elogiar a importância desta WEB-TV: “É um projecto extremamente importante porque faz a divulgação de tecnologias e também de comportamentos para uma melhor eficiência energética. A divulgação é fundamental. Este canal explica de uma forma muito simples temas por vezes complicados. É a melhor maneira de se chegar ao grande público”. Ainda segundo a antiga ministra da Ciência e do Ensino Superior, a mensagem da TV Energia destaca-se “não só pela simplicidade”, mas sobretudo pela “qualidade”.

Para além dos programas “Cinema ao Ar Livre” e “Eventos Energia”, Maria da Graça Carvalho destacou o magazine informativo “Inova Energia”, que inclui rubricas como “Estilo de Vida Eficiente”, em que figuras públicas partilham práticas sustentáveis. Os primeiros testemunhos, já disponíveis em www.tvenergia.tv, são de Manuela Azevedo e Gustavo Lima, respectivamente vocalista dos Clã e velejador olímpico.
Segundo o coordenador do projecto, Vasco Ferreira, a “falta de informação” nesta área foi uma das razões para a criação do canal online cujo objectivo principal é “promover a mudança de comportamentos e a utilização racional da energia, que é um recurso finito”.

A fechar, o presidente da ERSE, Vítor Santos, sublinhou a importância dos projectos de divulgação no aumento da eficiência energética em Portugal. “Este projecto é importante em termos de divulgação da eficiência energética, que é um sector com algumas fragilidades em Portugal. Toda a divulgação destas matérias é necessária”, afirmou o líder da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, frisando que o PPEC (Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo – e no qual está inserida a TV Energia), só no seu primeiro ano, em 2007, gastou 10 milhões de euros que geraram benefícios estimados em cerca de 52 milhões e uma poupança energética equivalente aos gastos de 195 mil famílias.

[blip.tv ?posts_id=1467947&dest=-1]

Anúncios

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: