ENERGIA PARA TODOS

by

energia

Bastante movimentada, Saint Louis é uma cidade costeira do estado do Senegal, no oeste africano. Esta antiga capital colonial francesa é, hoje em dia, um agitado porto de pescas, um destino turístico e um importante centro de comércio. Aqui quase toda a gente tem electricidade nas sua casas, e os automóveis e os autocarros são as principais formas de transporte.

Mas, um pouco mais acima do Rio Senegal, antes de chegarmos à Mauritânia, os carros dão lugar a barcos, bicicletas e cavalos e a electricidade é considerada um luxo raro que é cuidadosamente racionado.

Nos centros de saúde a energia é um bem essencial porque, para além de permitir iluminar e arrefecer os quartos, permite também manter as vacinas e os medicamentos à temperatura ideal. O frigorífico deste Centro de Saúde em Diagle, no interior do Senegal, costumava ser a gás. Mas a subida de preços levava a que a electricidade tivesse de ser racionada e os cortes eram bastante frequentes. Agora, os painéis solares permitem uma energia mais barata e fiável – dado que as reservas de gás estão praticamente esgotadas neste país pobre do oeste africano.

Veja a Entrevista completa aqui ou em http://www.tvenergia.tv

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário