ENERGIA PARA TODOS

by

energia

Bastante movimentada, Saint Louis é uma cidade costeira do estado do Senegal, no oeste africano. Esta antiga capital colonial francesa é, hoje em dia, um agitado porto de pescas, um destino turístico e um importante centro de comércio. Aqui quase toda a gente tem electricidade nas sua casas, e os automóveis e os autocarros são as principais formas de transporte.

Mas, um pouco mais acima do Rio Senegal, antes de chegarmos à Mauritânia, os carros dão lugar a barcos, bicicletas e cavalos e a electricidade é considerada um luxo raro que é cuidadosamente racionado.

Nos centros de saúde a energia é um bem essencial porque, para além de permitir iluminar e arrefecer os quartos, permite também manter as vacinas e os medicamentos à temperatura ideal. O frigorífico deste Centro de Saúde em Diagle, no interior do Senegal, costumava ser a gás. Mas a subida de preços levava a que a electricidade tivesse de ser racionada e os cortes eram bastante frequentes. Agora, os painéis solares permitem uma energia mais barata e fiável – dado que as reservas de gás estão praticamente esgotadas neste país pobre do oeste africano.

Veja a Entrevista completa aqui ou em http://www.tvenergia.tv

[blip.tv ?posts_id=1724198&dest=-1]

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: