Telecontagem inteligente poupa energia em pequenas e médias empresas

by

O projecto de investigação aIM-4-SME testou a aplicação da telecontagem inteligente (smart metering) em 77 pequenas e médias empresas Europeias e concluiu que estes sistemas permitem uma redução de 12% da factura electricidade e de gás.

Este projecto, apoiado pelo programa Europa – Energia Inteligente, contou com a participação da Alemanha, da Áustria, da Hungria, de Portugal e do Reino Unido. Os resultados mostram que o potencial de poupança de energia através da utilização de sistemas de telecontagem inteligentes em Pequenas e Médias Empresas é muito elevado e que estes sistemas podem ser um contributo importante para a redução das emissões de gases com efeitos de estufa. No entanto, poucas são as empresas Europeias que estão conscientes das potencialidades destes sistemas.

Os sistemas de telecontagem inteligente permitem a redução da factura energética através da optimização do tarifário de electricidade, da detecção e eliminação de desperdício e pela introdução de boas práticas de gestão de energia por parte dos utilizadores.

Em Portugal, o projecto aIM-4-SME contou com a participação de 21 pequenas e médias empresas, e com a coordenação do IDMEC – Instituto Superior Técnico, do LABELEC e a da EDP Serviços e Consultoria.
Para mais informações consultar a brochura em anexo e o sitio de internet do projecto em: http://www.aim4smes.com/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: